Viagem BR

O que fazer em Goiânia: Dicas e Muito Mais!

Dicas viagem
remove_red_eye 666
date_range 08/08/2018
chat_bubble 0

O que fazer em Goiânia? Com diversos parques, bares e restaurantes, a cidade de Goiânia oferece opções de lazer para o dia e para a noite. Confira:

O que fazer em Goiânia?

O que fazer em Goiânia?

Goiânia, uma cidade na região central do Brasil 

Para sabermos o que fazer em Goiânia, primeiramente precisamos saber sobre a sua localização e conhecê-la um pouco!

Capital do estado de Goiás, a cidade de Goiânia está localizada na região Centro-Oeste do Brasil e é conhecida nacionalmente pela sua art déco! Afinal, a cidade de Goiânia não é famosa por praias e cachoeiras. Porém, existem várias opções de lazer em Goiânia muito interessantes.

 

O que fazer em Goiânia?

Goiânia é uma cidade que não movimenta o turismo como cidades do litoral, por exemplo. Mas, mesmo assim, consegue atrair pessoas de diversas regiões do Brasil por vários motivos.

Assim, confira algumas opções de passeio, diversão e entretenimento em Goiânia. Além disso, saiba como a cidade consegue apresentar conforto e hospitalidade com quem chegar por aqui para uma visita.

Goiânia, uma cidade de parques

A cidade de Goiânia é muito famosa pelo seu planejamento urbano. Afinal, dentro do seu projeto é possível encontrar diversos pontos de área verde. Assim, estes pontos são os famosos parques da cidade.

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Parque Vaca Brava!

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Parque Vaca Brava!

Parque Vaca Brava

O Parque Municipal Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, é um dos cartões-postais da cidade de Goiânia. O parque possui este nome, pois a sua área era formada por 3 fazendas e uma delas fazia parte do caminho de diversas vacas.

Antes de ser um parque bem construído, o local era um brejo e, por isso, muitas vacas acabavam caindo no caminho. Assim, a referência do nome ficou forte e ganhou conhecimento popular.

O Parque Vaca Brava está localizado em uma das regiões mais privilegiadas de Goiânia, fica no Setor Bueno e está próximo de restaurantes, bares, escolas e fica em frente ao Goiânia Shopping.

Assim, no local é possível fazer caminhadas, exercícios físicos, piqueniques e passear com os animais. Bem como, existem guardas municipais que colaboram para a segurança do local e o serviço da prefeitura realiza manutenções constantes no local.

Além disso, o lago do Parque Vaca Brava é um dos mais bonitos da cidade e é admirado e registrado através de fotos por diversas pessoas.

Parque Vaca Brava

Parque Vaca Brava

Parque Areião

O Parque Areião é um dos maiores parques de Goiânia, possui cerca de 240.000m² e fica na região dos Setores Pedro Ludovico e Marista.

O Parque Areião, possivelmente, possui este nome devido as três nascentes do Córrego Areião. O local oferece espaço para caminhada, parquinho para as crianças, vários quiosques com água de coco e sucos e uma simpática Vila Ambiental, local que oferece atividades de educação ambiental. Além disso, também existe o anfiteatro, que oferece espaço para apresentações e reuniões no Parque Areião.

É importante lembrar que vários animais moram no Parque Areião, por isso, cuidados são importantes. Os macacos são encontrados com facilidade no local e é proibido dar alimentos para eles ou qualquer outro animal daquela área.

Parque Areião

Parque Areião

Bosque dos Buritis

Com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti, o Bosque dos Buritis possui uma área verde extensa e fica em uma região privilegiada em Goiânia.Além disso, ao lado da Assembleia Legislativa de Goiânia, o local é considerado como o patrimônio paisagístico mais antigo da capital.

Localizado pela principal entrada na Avenida Assis Chateaubriant, no Setor Oeste, o Bosque dos Buritis funciona das 08 da manhã até às 18 horas da noite para alguns acessos ao Parque.

No local é possível admirar os lagos e suas fontes de água. Inclusive, o Bosque dos Buritis possui o maior jato d’água da América do Sul. Além disso, existem caminhos e pistas internas no Bosque dos Buritis que apresentam sua rica vegetação e os animais que ali vivem.

Também, é possível encontrar o Museu de Arte de Goiânia e conferir o espaço com suas coleções, acervos e exposições. E, ao lado, está o Centro de Livre de Artes, local que oferece atividades de ensino de artes. O Bosque dos Buritis também possui o Orquidário Orlando Arruda e um estacionamento próprio.

Uma curiosidade: próximo da entrada pela Avenida Assis Chateaubriant é possível encontrar o Monumento à Liberdade do artista plástico Siron Franco.

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis

Lago das Rosas

Considerado o parque mais antigo de Goiânia, o Lago das Rosas possui este nome por ter iniciado sua área com um grande canteiro de rosas.

Assim, uma das características que também envolvem o aspecto do parque é, sem dúvida, as muretas que cercam partes do local e que são representados pela arte déco.

O lago é um dos pontos de maior destaque, até mesmo por isso, ele está no nome do parque também. Bem como, os famosos pedalinhos são encontrados ali, com apenas R$ 5,00 por pessoa é possível se divertir pedalando pelas águas do Lago das Rosas. Estas embarcações são no formato de patos e podem ser utilizadas por duas pessoas.

Além disso, no Lago das Rosas os exercícios físicos e as caminhadas são atividades praticadas diariamente. Também há parquinhos e espaços de grama que são utilizados pelas crianças para brincadeiras.

O Zoológico de Goiânia também fica no Lago das Rosas e possui uma frequência grande de visitantes. Atualmente o local está fechado e passa por supervisões.

O Lago das Rosas, assim como o Bosque dos Buritis, também fica no Setor Oeste. O local fica na Avenida Anhanguera com a Alameda das Rosas.

Lago das Rosas

Lago das Rosas

Beco da Codorna

Goiânia também é conhecida por suas criações na área do grafite. O Beco da Codorna, que está localizado no Centro da cidade é, atualmente, um dos principais pontos para conhecer o trabalho de grafiteiros da região.

Com entrada pela Avenida Anhanguera, o Beco da Codorna fica também próximo da Avenida Tocantins e atrás da Galeria Ouro (local em que encontramos o famoso Cine Ouro).

O Beco da Codorna é considerado um museu a céu aberto. Afinal, promove obras de Arte Urbana pelas paredes do local. Bem como, no Beco da Codorna também é possível visitar a loja de grafite chamada “Upoint”. Portanto, a loja comercializa materiais para grafite, roupas e acessórios do meio e de estilos próximos, como o Hip-Hop e o Skate.

Além disso, o local também realiza eventos alternativos, alguns com entrada franca e outros com valores simbólicos.

Beco da Codorna

Beco da Codorna

Mercado Central

Localizado na Rua 3, o Mercado Central é parte viva da história de Goiânia. No local é possível encontrar temperos, cachaças e várias iguarias do repertório goiano, entre elas o famoso empadão goiano do seu Alberto!

Mercado Central

Mercado Central

Vila Cultural Cora Coralina

A Vila Cultural Cora Coralina fica atrás do famoso Teatro Goiânia e recebe exposições, oficinas e debates sobre diversos assuntos que movimentam a cultura. Portanto, é um local bem interessante para visitar.

Vila Cultural Cora Coralina

Vila Cultural Cora Coralina

Noites em Goiânia

As noites em Goiânia são bem ecléticas e podem atender a todos os gostos. Ou seja, várias opções musicais e teatrais, por exemplo, são encontradas por aqui.

Chorinho

No Centro de Goiânia acontece o famoso Chorinho. O evento é gratuito e apresenta artistas que fazem em seu repertório várias canções do Choro e do Samba brasileiro que marcaram época.

O nome do evento é “O Grande Hotel Vive O Choro” e é realizado na calçada do famoso Grande Hotel na Avenida Goiás, esquina com a Rua 4, no Centro de Goiânia. Bem como, o Chorinho é sempre nas sextas-feiras, a partir das 19 horas.

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Chorinho

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Chorinho

Pecuária de Goiânia

A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura organiza, todos os anos a exposição agropecuária de Goiânia. O evento é conhecido nacionalmente e está entre as maiores organizações do meio sertanejo do país.

O evento acontece durante o mês de Maio e oferece leilões, shows e provas de montaria.

Pecuária de Goiânia

Pecuária de Goiânia

Mercado da 74

O Mercado da 74 é um dos pontos mais tradicionais de Goiânia. O local funciona durante o dia e a noite também. Oferece opções gastronômicas e, claro, opções musicais também.

Assim, todas as noites acontece o projeto “Sons de Mercado” com diferentes atrações para cada dia da semana. Todos os estilos passam pelo Mercado da 74. Este é um projeto da prefeitura de Goiânia.

Os shows começam às 20 horas e vão até às 22 horas. A entrada é franca e o local fica na Avenida 74, próximo da Rua 55 no Centro de Goiânia.

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Mercado da 74

O que fazer em Goiânia? Que tal ir no Mercado da 74

Festa da Fantasia

Uma vez ao ano ocorre a já tradicional Festa da Fantasia em Goiânia. Em 2018 a edição aconteceu em Abril e reúne pessoas não só de Goiânia, mas de todo o estado e de outras cidades pelo Brasil.

Além disso, a festa já conquistou até mesmo olhares da mídia e ganha repercussão nacional sempre que é anunciada.

Festa da Fantasia

Festa da Fantasia

Bom Odori

Para os amantes da cultura japonesa, todos os anos também acontece em Goiânia a tradicional festa que celebra a cultura do japão. Ou seja, culinária típica, danças e artes compreendem o evento que, em todas as edições, sempre atrai diversas pessoas. Portanto, é um evento que faz parte do calendário goiano.

Este ano, o evento acontece nos dias 24 e 25 de Agosto.

O local da realização do evento: Associação Nipo Brasileira de Goiás – Avenida Planície, s/n, Conjunto Itatiaia

O que fazer em Goiania? Que tal ir no evento Bom Odori

O que fazer em Goiania? Que tal ir no evento Bom Odori

Setor Sul

O Setor Sul é, também, um local muito interessante para viver a noite em goiana. Dessa forma, o setor é recheado de casas noturnas e garante várias opções para quem curte dançar e agitar bastante.

Locais como: Diablo, Imerse, Trip, Metropolis, Evoé e El Club são algumas opções.

PUBS E BARES

Dark Side Rock Bar

Se gosta de Rock e um ambiente convidativo ao estilo, o Dark Side Rock Bar é o local ideal para você. Afinal, conta com uma boa cartela de bebidas e um cardápio especial. Além disso, o local também possui espaço para atrações musicais.

Portanto, bandas de diversos estilos de Rock passam por ali e o público é sempre muito bem recebido. Eventos temáticos, como Saint Patrick’s Day e Halloween acontecem todos os anos no local.

O Dark Side Rock Bar fica na Praça C-114 esq. Rua C-160. Jardim América. Goiânia. GO
Telefone: (62) 3954-0093

Horário de Funcionamento:
Quarta, Quinta e Domingo – 18:30 às 02:30
Sexta e Sábado – 18:30 às 03:30

O que fazer em Goiania? Que tal ir no Dark Side Rock Bar

O que fazer em Goiania? Que tal ir no Dark Side Rock Bar

Mandala Cervejaria

Ambiente rústico e um clima muito agradável. A Mandala Cervejaria reúne música ao vivo, cardápio com vários pratos (incluindo vegetarianos) e muitas opções de bebidas. Além disso, a Mandala Cervejaria possui vários drinks especiais e é conhecida por acolher todas as formas de amor e tratar com respeito todas as pessoas que frequentem o local.

Situado na região norte de Goiânia, o local fica próximo do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. A Mandala Cervejaria funciona de terça a sábado, a partir das 17:30h.

O endereço é: Av. Esperança, 16 – Vila Itatiaia, Goiânia – GO, 74690-310

Telefone:  (62) 98464-6362 (Whatsapp).

O que fazer em Goiânia? Que tal ir na Mandala Cervejaria

O que fazer em Goiânia? Que tal ir na Mandala Cervejaria

Gastronomia

Empadão Goiano

Um dos pedidos gastronômicos mais solicitados em Goiânia é o empadão goiano. Afinal com seus recheios de carne seca, palmito, frango, pequi e guariroba, além de outros mais, o empadão goiano faz sucesso com o público da capital e com os turistas também.

Algumas opções para saborear esta delícia em Goiânia são:

Empadão Goiano

Endereço: Rua C-24, Qd.30, Lt.12, n°75 Jd. América, Goiânia-GO
Telefone: (62) 3931-5800
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 05:00h às 20:00h. sab. 05:00 às 13:00h.

Empada do Alberto

Endereço: Av. Independência, 2918 – St. Leste Vila Nova, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3996-3377
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07:00h às 19:00h. Aos sábados das 07:00h às 17:30h.

O que fazer em Goiânia? Que tal ir comer um Empadão Goiano!

O que fazer em Goiânia? Que tal ir comer um Empadão Goiano!

PAMONHA

Além do empadão goiano, outro prato muito famoso em Goiânia é a pamonha! Temos pamonha de sal, de doce e a moda (com linguiça e pimenta).

Portanto em Goiânia é muito fácil comprar pamonha, os famosos carros de som, vendedores em motos ou bicicletas circulam diariamente pelas ruas da cidade com o melhor da pamonha.

Também é possível encontrar ótimas opções de pamonharias em Goiânia. Confira algumas:

Pamonha da Vovó

A Pamonha da Vovó é um dos estabelecimentos mais conhecidos quando o assunto é pamonha. De frente para a Praça Cívica, o acesso é muito fácil.

Endereço: Avenida 83, N 21, Esquina com a Praça Cívica, Setor Sul

Horário: Segunda a sábado das 10:00h às 20:00h.

Telefone: (62) 3223-7963

Pamonha Oeste

Muito frequentada, a Pamonha Oeste possui pamonhas de dar água na boca.

Endereço: Avenida 83, N 21, Esquina com a Praça Cívica, Setor Sul

Horário: Segunda a sábado das 10h às 20h

Telefone: (62) 3223-7963

O que fazer em Goiânia? A melhor coisa do mundooo... comer Pamonha!!

O que fazer em Goiânia? A melhor coisa do mundooo… comer Pamonha!!

Arroz com Pequi

Falar de Goiânia sem falar de arroz com pequi é difícil.  Não dá! Afinal, o pequi é o fruto peculiar e de grande orgulho para os goianos. Até mesmo os que não gostam sabem que em Goiânia é fácil encontrar receitas com Pequi e de como elas são populares.

Portanto, o arroz com pequi faz parte da tradição da culinária goiana. Veja alguns ótimos locais para saborear este prato.

Chão Nativo

Endereço:  Avenida T-11, N299, Setor Bueno e Avenida República do Líbano, n°1809, Setor Oeste.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 11:00h às 15:00h. Sábado e domingo das 11:00h às 16:00h.

Terra Sertão

Endereço: Avenida C-208, s/n, esquina com a avenida t-9, Jardim América

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10:40h às 14:30h.

O que fazer em Goiânia? A melhor coisa do mundooo... comer Arroz com Pequi... comer Arroz com Pequi

O que fazer em Goiânia? A melhor coisa do mundooo… comer Arroz com Pequi… comer Arroz com Pequi

Feiras

Goiânia é uma capital em que as pessoas adoram feiras. O povo adora mesmo.

Portanto, em Goiânia podemos encontrar diversos tipos de feiras. Assim, a maior parte das regiões de Goiânia conta com feiras livres em algum dia da semana. Destaque para as bancas de pastel. Estas bancas de pastel fazem sempre muito sucesso. E dizem que o pastel de feira é o melhor.

Outras feiras famosas na cidade são:

Feira da Lua – Acontece das 16:00 horas às 22:00 horas aos sábados na praça Tamandaré, no Setor Oeste.

Feira do Sol – Acontece aos domingos à tarde na tradicional Praça do Sol. A Praça do Sol fica na Rua 13, no Setor Oeste.

Feira Hippie – A feira acontece na Praça do Trabalhador, na Avenida Independência, nas sextas durante a noite e nos finais de semana de forma integral.

Feira do Cerrado – Acontece aos domingos de manhã e é famosa pelas bancas de artesanato no local. A Feira do Cerrado fica no Parque da Criança – R. 72, s/n – Jardim Goiás.

O que fazer em Goiânia?? Ir nas Feiras Livres =)

Feiras Livres em Goiânia

Além dos atrativos em Goiânia, na sua redondeza há vários outros atrativos, como: Caldas Nova e Rio Quente. Também, aproveite para conhece outros pontos turísticos no Brasil como a nossa linda Praia Brava em São Paulo! 

 

Posts relacionados
Os melhores Destinos para Viajar no Brasil: Conheça lugares inesquecíveis!
Os melhores Destinos para Viajar no Brasil: Conheça lugares inesquecíveis! Com opções fantásticas, surpreenda-se com ótimos Destinos para
As Melhores Praias de Luxo no Brasil!
As Melhores Praias de Luxo no Brasil! Desfrute das belezas naturais com ótima estrutura de pousadas.
Blumenau SC: Turismo no Sul do Brasil!
Blumenau SC: Turismo no Sul do Brasil! Blumenau SC: Saiba mais sobre este lugar encantador no sul do
Destinos Maravilhosos: Confira as Praias de Maceio
Destinos Maravilhosos: Confira as Praias de Maceio Praias de Maceio As Praias de Maceio encantam pelas águas

Os comentários estão desativados.